Buscar
  • jornaltpadm

LIVRO RESGATA HISTÓRIA DA LITERATURA REGIONAL

“O voo da ema – produção literária em Brusque e região – 1860-2020” (Curitiba: Estrada de Papel, 2021) é o novo livro de Saulo Adami e Jeanine Wandratsch Adami, e resgata a história da literatura regional. A obra de 150 páginas é resultado de pesquisas iniciadas pelo escritor em 1984, e faz referências a centenas de autores de Botuverá, Brusque, Canelinha, Gaspar, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, Presidente Nereu, São João Batista, Tijucas e Vidal Ramos, que tiveram livros publicados nos mais variados gêneros, desde administração até artes cênicas, entre 1860 e 2020. É um livro recomendado para o público em geral e para pesquisadores da história artístico-cultural destes municípios.

Mas, por que o livro tem este título? “A ema é uma ave encontrada em campos naturais, cerrados e áreas agropecuárias, e já inspirou até música de Jackson do Pandeiro”, destacou Saulo Adami. “Ao contrário dos demais pássaros, ema não voa. Assim como os grandes pássaros que não conseguem voar, sou um autor que desde criança sonhava viver profissionalmente como escritor de livros. Fiz várias tentativas, até que um dia entrei para este seleto grupo, e hoje tenho mais de 100 publicações autorais. Ou seja, botei minha ema para voar, embora ainda encontre dificuldades para uma decolagem perfeita, mesmo sob céu de brigadeiro, dadas as dificuldades que todos os autores-ema enfrentam”.

A pesquisa que levou à publicação do livro, segundo a psicóloga Jeanine Wandratsch Adami, “direcionou luz a todos os autores que conseguiu alcançar, dos mais expressivos e representativos – com vários títulos lançados e em outros idiomas que não o português – até os mais humildes, que não tiveram as mesmas oportunidades que os demais escribas. E foi além: entrevistou com exclusividade, nas duas primeiras décadas do Século XXI, escritores, jornalistas, cineastas, dramaturgos, poetas e artistas de teatro e das histórias em quadrinhos, cujas obras percorreram caminhos os mais diversos, até chegarem a estas páginas, mais de 35 anos depois de suas anotações pioneiras para este fim. Um fim que agora é um novo começo: o momento em que os leitores se inteirarão da produção intelectual dos autores locais e regionais, produtores de livros que – em alguns casos – tiveram várias edições, revistas e ampliadas, segundo sua abrangência e seu propósito”.

Este é o terceiro livro do casal, os anteriores foram “Doutor Nica” (2012), a biografia do médico brusquense João Antonio Schaefer, e “Estrada de Papel” (2017), uma revisão da carreira de Saulo Adami, que serviu de base para o documentário produzido pela Griô Filmes, projeto contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, a ser lançado em breve. Quem tiver interesse em adquirir o livro “O voo da ema – produção literária em Brusque e região (1860-2020)” deve entrar em contato com os autores através do e-mail saulo.adami@yahoo.com.br. Cada exemplar custa R$ 40,00, mais despesas de envio pelo Correio. Os exemplares serão entregues até final de maio.






Crédito da fotografia:

ESTRADA DE PAPEL/DIVULGAÇÃO

16 visualizações0 comentário