Buscar
  • jornaltpadm

Combate à Dengue: Azambuja recebe mutirão de limpeza

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, em conjunto com a Secretaria de Obras, promove neste sábado (22), mais uma edição do mutirão de limpeza, que tem por finalidade recolher entulhos que possam se tornar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e a zika.

Desta vez, a ação vai contemplar o bairro Azambuja, uma das sete regiões da cidade consideradas infestadas pelos técnicos da diretoria de Vigilância em Saúde.

As vias que vão ser beneficiadas com o mutirão de limpeza são: Rua Nova Trento (a partir do entroncamento da Luiz Vanolli com Luiz Machado), Luiz Machado, Florêncio Day, Arthur Morch, Arnoldo Frubinger, AZ-04, AZ-05, AZ-07, AZ-09 e AZ-10.

E, como a ação será desenvolvida com veículos pesados, que não conseguem ter acesso a ruas estreitas ou localizadas em morros, a equipe técnica do Programa de Combate a Endemias solicita aos moradores dessas vias, que deixem na via geral os entulhos para descarte, a fim de que sejam devidamente recolhidos.

São considerados entulhos para a retirada no mutirão de limpeza: sofás velhos, roupeiros, geladeiras, e demais utensílios domésticos e objetos inservíveis que possam acumular água e assim, venham a se tornar focos de proliferação do mosquito da dengue.

O mais recente levantamento, que faz a atualização quinzenal das informações, foi divulgado neste dia 18 de maio e demonstra que, de janeiro até agora, o município soma 1.183 focos do Aedes aegypti.

O bairro com maior número de focos é Águas Claras, com 109 notificações;seguido por Souza Cruz, com 87; Azambuja, com 77; Jardim Maluche, também com 77; Primeiro de Maio, com 75; Centro 1, com 71 e Santa Rita, que tem 70 focos identificados ao longo de 2021.

Quanto aos casos identificados de dengue neste ano, até o momento, eles somam 12 e todos são autóctones, ou seja, foram contraídos no município.

Fonte: SeCom



5 visualizações0 comentário